Campeonato Regional de Velocidade de Remo
Destaques
Campeonato Regional de Velocidade de Remo
A Ilha do Ermal recebeu, este fim de semana, uma prova do Campeonato Regional de Velocidade de Remo nos escalões de benjamins, infantis, iniciados e juvenis. Participaram na prova cerca de 250 atletas provenientes dos Clubes Naval Infante d. Henrique, Viana Remadores do Lima, Clube Fluvial Portuense, Sport Clube do Porto, ARDC Cerveira, Clube Fluvial Vilacondense e Sporting Clube Caminhense. A equipa vencedora foi o Sporting Clube Caminhense. Esta foi a segunda vez que esta prova se realizou no concelho de Vieira do Minho. Promovida pela Associação de Remo do Norte, em colaboração com o Município de Vieira do Minho, esta prova contou para o Campeonato Regional de Velocidade 2023. Um evento desportivo que o Município de Vieira do Minho pretende continuar a promover de forma a potenciar a capacidade turística do concelho.
Campeonato Regional de Velocidade de Remo prevImage
Campeonato Regional de Velocidade de Remo nextImage
Candidaturas Abertas ao Porta 65 – Jovem
Destaques
Candidaturas Abertas ao Porta 65 – Jovem
A Câmara Municipal de Vieira do Minho informa, que se encontram abertas as candidaturas para o Programa Porta 65 – Jovens, até  às 17h00 do dia 30 de maio de 2023. Trata-se de um programa de apoio financeiro ao arrendamento por jovens isolados, constituídos em agregados ou coabitação, regulado por um conjunto de diplomas legais. O Programa cujos objetivos passam por regular os incentivos aos jovens arrendatários estimulando os estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos, em família ou em coabitação jovem; a reabilitação de áreas urbanas degradadas, bem como a dinamização do mercado de arrendamento, apoio o arrendamento de habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal. Podem candidatar-se a este programa jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 35 anos (no caso de um casal de jovens, um dos elementos pode ter 36 anos, e o outro 34 ano, no máximo) e que reúnam as seguintes condições: sejam titulares de um contrato de arrendamento para habitação permanente; não usufruam, cumulativamente, de quaisquer subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação; nenhum dos jovens membros do agregado seja proprietário ou arrendatário para fins habitacionais de outro prédio ou fração habitacional e nenhum dos jovens membros do agregado seja parente ou afim do senhorio. Os  interessados devem efetuar candidatura via eletrónica, no Portal da Habitação em www.portaldahabitacao.pt/porta65/, acedendo à opção “Apresentar Candidatura” com o NIF (número de identificação fiscal) e a senha de acesso à Autoridade Tributária. De referir, ainda que todos os candidatos do agregado jovem têm de aceder à plataforma com o seu NIF e respetiva senha e preencher, cada um, os seus dados pessoais. Mais se informa que a Autarquia presta apoio na formalização das candidaturas.
Candidaturas Abertas ao Porta 65 – Jovem prevImage
Candidaturas Abertas ao Porta 65 – Jovem nextImage
Ilha do Ermal considerada “Praia com Qualidade de Ouro” pela QUERCUS
Destaques
Ilha do Ermal considerada “Praia com Qualidade de Ouro” pela QUERCUS
Na época balnear 2023, a Quercus atribui o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” a 393 praias nacionais, menos 47 do que em 2022. Das 393 praias galardoadas, 327 são costeiras, 56 interiores e 10 de transição. Todas as regiões do país apresentam descidas no número de praias distinguidas, sendo a Região Norte a que registou a maior queda. A região Tejo e Oeste é a que reúne um maior número de praias galardoadas (98). A listagem completa pode ser consultada no ficheiro em anexo ou em https://quercus.pt/wp-content/uploads/2023/05/Lista-Praias-Qualidade-Ouro-2023.pdf O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas. Análise por tipo de praia Analisando por categorias, verifica-se uma forte descida na atribuição do galardão nas águas balneares costeiras – menos 32 praias. As águas balneares interiores registaram uma diminuição de 16 praias. Já as águas balneares de transição registaram mais uma praia galardoada face a 2022. Análise por regiões Relativamente às regiões, e de acordo com a tabela abaixo, verifica-se que a Região Tejo e Oeste é novamente a região com mais atribuições (98), seguida do Região do Algarve (85) e da Região Norte (65). Em comparação com 2022, todas as regiões registaram uma descida no número de praias galardoadas, com o Norte a registar a maior queda (13 praias) e o Algarve a menor descida (menos 1 galardão apenas). As Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira verificaram uma descida de 9 e 3 galardões respetivamente e a Região do Alentejo registou menos 6 atribuições. Critérios do galardão De acordo com os critérios definidos em 2023, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios: Qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última (neste caso, entre 2017 e 2021); Todas as análises realizadas na última época balnear (2022) deverão ter apresentado resultados melhores para os seguintes indicadores bacterianos, face aos valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares: a) Águas costeiras e de transição: todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli; b) Águas interiores, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 200ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 500ufc/100ml para a Escherichia coli. Na última época balnear (2022), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.
Ilha do Ermal considerada “Praia com Qualidade de Ouro” pela QUERCUS prevImage
Ilha do Ermal considerada “Praia com Qualidade de Ouro” pela QUERCUS nextImage
Curso de Nadador Salvador para as Piscinas Municipais
Destaques
Curso de Nadador Salvador para as Piscinas Municipais
Escola de Formação “Os Delfins” promove um Curso de Nadador Salvador, nas Piscinas Municipais de Vieira do Minho. O programa, promovido pela Associação de Nadadores Salvadores “Os Delfins”, em parceria com o Município de Vieira do Minho, pretende formar pessoas, tornando-as aptas a realizar salvamentos em situações de emergência na água. Os interessados, devem possuir idade mínima de 18 anos, possuir escolaridade mínima obrigatória e boa condição física. A formação terá duração de 150 horas, aproximadamente um mês e uma semana e inclui aulas teóricas e práticas, além de treinos de simulação de salvamentos. No final, os participantes receberão um certificado reconhecido pela associação, que lhes permitirá desempenhar a função de nadador salvador em praias, piscinas e outros ambientes aquáticos. As inscrições podem ser feitas através do seguinte link: https://www.ans-delfins.com , ou através do telefone 913 883 530.
Curso de Nadador Salvador para as Piscinas Municipais prevImage
Curso de Nadador Salvador para as Piscinas Municipais nextImage
Visita à UF Ventosa / Cova
Destaques
Visita à UF Ventosa / Cova
O Executivo Vieirense, liderado pelo presidente António Cardoso, dando cumprimento ao plano de visita a todas as freguesias do Concelho, deslocou-se recentemente, à União de Freguesias de Ventosa e Cova, no sentido de promover uma maior proximidade com a sua população, sinalizar e identificar os seus problemas e necessidades daquelas localidades. Como habitual, os autarcas visitaram os vários lugares da União de freguesias, tendo o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho assumido como prioritárias as seguintes intervenções: conclusão das obras do Ancoradouro; pavimentação da Rua da Portelada (Ventosa); alargamento da Rua do Crasto, junto à antiga Escola Primária (Cova); requalificação do acesso à Igreja Matriz (Cova); projeto para a construção de um Parque de Lazer na Ribeira do Cândo, junto à Igreja Matriz (Cova); alargamento e pavimentação na Rua Padre Bernardino (Ventosa); requalificação da antiga Escola Primária de Corrêlo (Ventosa). Refira-se, que a próxima visita do Executivo realiza-se, no próximo dia 24 de Maio, com a deslocação à Freguesia de Parada de Bouro.
Visita à UF Ventosa / Cova prevImage
Visita à UF Ventosa / Cova nextImage
2 documentos inseridos
último inserido: 17.37h | 30.05.2023
Notícias
Eventos
Peregrinação Arciprestal à Senhora da Fé 2023
01
/
05
Peregrinação Arciprestal à Senhora da Fé 2023
Dia 04 de Junho, realiza-se a peregrinação Arciprestal de Vieira do Minho ao Santuário de Nossa Senhora da Fé. Centenas e centenas de peregrinos oriundos das freguesias de Vieira do Minho e não só, juntam-se na Igreja de Vieira do Minho para percorrerem a pé os cerca de 4km que os separa do Santuário Mariano no Monte de Sta. Cecília na freguesia de Cantelães. Um verdadeiro ato de fé que une os Vieirenses em torno da sua Senhora.
Data
04 Jun '23
Local
Cantelães
Horário
09h00 às 17h00
Preço
Gratuito
Festas Populares
02
/
05
Festas Populares
No dia 24 de junho, a partir das 14h30, os Paços do concelho voltam a receber as marchas populares, com a exibição de coreografias festivas por parte de todos os Centros de Convívio e Lazer do concelho e da Universidade Sénior. Aceite o convite do Município, venha divertir-se, e voltar a celebrar os santos Populares!
Data
24 Jun '23
Local
Praça Dr. Guilherme de Abreu
Horário
15h00 às 17h00
Preço
Gratuito
Feira Mostra do Associativismo
03
/
05
Feira Mostra do Associativismo
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Vieira do Minho e as associações locais. Durante os três dias de certame, as coletividades vão expor os trabalhos, os trajes, os troféus e as atividades desenvolvidas
Data
01 - 02 Jul '23
Local
Praça Dr. Guilherme de Abreu
Horário
10h00 às 19h00
Preço
Gratuito
Festival de Folclore
04
/
05
Festival de Folclore
A Praça Dr. Guilherme de Abreu vai acolher o Festival de Folclore, promovido no âmbito do projeto “Sentir Vieira”. O momento vai ser de festa e de alegria e tem por objetivo dar a conhecer os nossos costumes e tradições, que vão desde os trajes às danças e aos cantares do nosso povo. Com este evento, a Autarquia Vieirense tem por missão preservar e divulgar as tradições, cantares e danças típicas, bem como estimular o interesse e orgulho dos jovens pelas suas raízes culturais.
Data
13 Ago '23
Local
Praça Dr. Guilherme de Abreu
Horário
11h00 às 23h00
Preço
Gratuito
Desfolhada Tradicional
05
/
05
Desfolhada Tradicional
No âmbito do Projeto “ Sentir Vieira”, o Município de Vieira do Minho promove, nesse domingo, uma Desfolhada Tradicional em plena Praça Guilherme de Abreu que irá contar, uma vez mais, com centenas de participantes e que tem por objetivo preservar os usos e costumes da ruralidade.
Data
17 Set '23
Local
Praça Dr. Guilherme de Abreu
Horário
13h00 às 18h00
Preço
Gratuito