REN REFORÇA APOIO SOCIAL DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE RUIVÃES E CAMPOS
Destaques
REN REFORÇA APOIO SOCIAL DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE RUIVÃES E CAMPOS
A REN – Redes Energéticas Nacionais, doou à União de Freguesias de Ruivães e Campos, em Vieira do Minho, uma viatura que irá permitir àquela instituição reforçar a capacidade de apoio aos seus cidadãos, especialmente dos mais idosos e desfavorecidos. O Município de Vieira do Minho, na pessoa do presidente da Câmara, António Cardoso, e a União de Freguesias de Ruivães e Campos agradecem à REN  pela sua cortesia e amabilidade, sendo certo que a doação desta viatura irá fazer toda a diferença no apoio social aos habitantes das freguesias de Ruivães e Campos.
REN REFORÇA APOIO SOCIAL DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE RUIVÃES E CAMPOS prevImage
REN REFORÇA APOIO SOCIAL DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE RUIVÃES E CAMPOS nextImage
António Cardoso reuniu com os Presidentes de Junta
Destaques
António Cardoso reuniu com os Presidentes de Junta
Decorreu, na tarde de ontem, a reunião mensal com os presidentes de Junta de Freguesia do Concelho. Este encontro de trabalho, presidido pelo Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, teve por objetivo debater e analisar vários assuntos de interesse para o concelho de Vieira do Minho. A ordem do dia passou pela abordagem dos assuntos referentes aos protocolos e transferência para as Juntas de Freguesia, pelo Programa Municipal do Voluntariado para as Florestas / Vieira Vigia +,  plano de obras nas freguesias, transportes públicos, e Kits de incêndio/prevenção de incêndios Florestais. A reunião serviu, ainda, para proceder à calendarização do roteiro de visita às  freguesias do Concelho. A próxima reunião de trabalho irá realizar-se, no dia 4 de agosto de 2020
António Cardoso reuniu com os Presidentes de Junta prevImage
António Cardoso reuniu com os Presidentes de Junta nextImage
Município Vieirense fortaleceu e ampliou área de alcance Wi-fi público
Destaques
Município Vieirense fortaleceu e ampliou área de alcance Wi-fi público
Com o objectivo de garantir mais e melhor conetividade e proporcionar acesso à internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais, o Município de Vieira do Minho fortaleceu e ampliou recentemente a área de alcance do Wi-fi público. Agora com o nome WIFI4EU-VMINHO o alcance do sinal é muito mais abrangente e vai cobrir as seguintes áreas: Praça Guilherme de Abreu; Parque dos Moinhos; Avenida Barjona de Freitas; Zona intermédia das habitações sociais; Largo da Feira; Parque de Campismo; Piscinas Municipais; Espaço exterior da Biblioteca. Segundo o Presidente da Câmara, António Cardoso, “esta medida tem por objetivo facultar, gratuitamente, o acesso à Internet, tendo em vista a fruição do espaço público, quer por parte dos vieirenses, quer por parte dos visitantes”.
Município Vieirense fortaleceu e ampliou área de alcance Wi-fi público prevImage
Município Vieirense fortaleceu e ampliou área de alcance Wi-fi público nextImage
Barco Brancelhe já navega na Albufeira da Caniçada
Destaques
Barco Brancelhe já navega na Albufeira da Caniçada
O Barco Turístico de Vieira do Minho O Brancelhe já se encontra a navegar nas águas da Albufeira de Caniçada para mais uma época balnear. As viagens realizam-se de julho a setembro, todas as quartas pelas 11h00 e domingos pelas 16h00. Refira-se ainda que ao longo do ano podem ser agendados outros passeios para grupos mediante marcação prévia e número mínimo de passageiros. Para mais informações e reservas, os interessados devem contactar o Posto de Turismo de Vieira do Minho através do número 925 973 100 ou através do endereço barcoturistico@cm-vminho.pt O local de embarque fica na freguesia da Ventosa, a 300 metros da ponte de Rio Caldo. GPS: 41º40’15.8”N , 8º10’42.4”W
Barco Brancelhe já navega na Albufeira da Caniçada prevImage
Barco Brancelhe já navega na Albufeira da Caniçada nextImage
Proibido fazer Queimas e Queimadas até 30 de Setembro
Destaques
Proibido fazer Queimas e Queimadas até 30 de Setembro
O Município de Vieira do Minho informa que, as Queimas e Queimadas estão proibidas de 1 de julho a 30 de setembro de 2020, em função da entrada no designado Período Crítico. Em 2020, o Período Crítico vigora de 1 de julho a 30 de setembro, podendo a sua duração ser alterada, em situações excecionais, por despacho do membro do governo responsável pela área das florestas. (Lei n.º 76/2017, de 17 de agosto, artigo 2.º-A). Assim sendo, durante o período crítico existe um conjunto de proibições, que devem ser respeitadas: - é estritamente proibido realizar queimadas para renovação de pastagem ou eliminação de restolho, bem como o uso do fogo nos espaços rurais e florestais para a queima de resíduos agrícolas e florestais; - é igualmente proibido o uso de fogareiros e grelhadores, salvo se usados nos locais autorizados; - é proibido fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais; - é proibido o lançamento de balões de mecha acesa e de foguetes e o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal; - é proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas; - é obrigatório usar de dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa e nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas. Quem desrespeitar estas restrições, pode incorrer em contraordenação, cuja coima pode ir de 140 a 5.000 euros, para pessoas singulares, e de 800 até 60.000 euros para pessoas coletivas. Em caso de originar um incêndio, pode incorrer em crime de incêndio florestal (Lei n.º 56/2011, 15 de novembro).
Proibido fazer Queimas e Queimadas até 30 de Setembro prevImage
Proibido fazer Queimas e Queimadas até 30 de Setembro nextImage
Pedro Almeida e Hugo Magalhães Testaram Peugeot 2008 Rally 4 na Serra da Cabreira
Destaques
Pedro Almeida e Hugo Magalhães Testaram Peugeot 2008 Rally 4 na Serra da Cabreira
A Serra da Cabreira voltou, esta semana, a receber uma equipa nacional para a realização de testes de rali. A equipa de Pedro Almeida e Hugo Magalhães testou o seu Peugeot 208 Rally4 nos troços em asfalto da Serradela e de Espindo. O piloto famalicense veio até  Vieira do Minho testar o ser carro tendo em vista  o regresso às competições oficiais. De salientar que a vinda destas equipas ao concelho de Vieira do Minho para testarem as suas máquinas são um grande contributo para o alavancar da economia vieirenses e assumem grande importância para o Turismo local.
Pedro Almeida e Hugo Magalhães Testaram Peugeot 2008 Rally 4 na Serra da Cabreira prevImage
Pedro Almeida e Hugo Magalhães Testaram Peugeot 2008 Rally 4 na Serra da Cabreira nextImage
Notícias
Eventos
Festival de Folclore
01
/
05
Festival de Folclore
Data
09 Ago '20
Local
Praça Dr. Guilherme de Abreu
Horário
14h00 às 22h00
Preço
Gratuita
Desfolhada Tradicional
02
/
05
Desfolhada Tradicional
Data
20 Set '20
Local
Praça Dr. Guilherme de Abreu
Horário
14h00 às 19h00
Preço
Gratuito
Feira da Ladra
03
/
05
Feira da Ladra
As centenárias festas concelhias, conhecidas por Feira da Ladra, são o maior cartaz cultural da região. Elas enchem as ruas locais sempre no primeiro fim-de-semana de Outubro. Diz-se que a sua denominação remonta aos tempos em que os habitantes das aldeias se deslocavam a pé até à feira, com recurso a um pau em forma de forquilha que aproveitavam para, ao longo do trajecto, ir “roubando” as uvas das latadas. Esse pau foi depressa baptizado de “ladra”, o que depois deu origem ao nome da feira. Com uma longa tradição, são milhares os visitantes que procuram participar no seu vasto programa de actividades onde não faltam, entre muitas manifestações, os espectáculos musicais e de pirotecnia, folclore, diversões, provas equestres, exposições e concursos pecuários, vendedores ambulantes, comes e bebes, sem esquecer a tradicional Feira de Produtos Locais. A Feira da Ladra é uma festa de todos e para todos, porque nela cabem todas as faixas etárias e sociais do concelho onde se exibem as mais puras tradições populares, os usos e costumes do concelho, a dinâmica do mundo rural, as manifestações ancestrais e o pulsar de um povo que encontra nas suas raízes expressões de saberes e sabores. É, ainda uma excelente oportunidade de negócio e de transação de bens e produtos predominantemente regionais, quer para agricultores, criadores de gado, artesãos, operários, comerciantes e industriais. A Feira da Ladra é também momento de diversão, convívio, entretenimento e, sobretudo, um excelente veículo de promoção regional, fator de chamamento e atratividade de forasteiros e turistas ao concelho de Vieira do Minho. De 02 de Outubro a 05 de Outubro, a sede do concelho veste o fato de gala para exibir um cartaz de grande significado popular, cultural, social e de convívio e recreio para a população de Vieira e concelhos limítrofe.
Data
02 - 05 Out '20
Local
Vila de Vieira do Minho
Horário
00h00 às 00h00
Preço
Gratuito
Mercado de Outono
04
/
05
Mercado de Outono
Data
13 - 15 Nov '20
Local
Praça Dr. Guilherme de Abreu
Horário
09h00 às 20h00
Preço
Gratuito
Apanha da Azeitona
05
/
05
Apanha da Azeitona
No Sábado, dia 12 de Dezembro, Vieira volta à tradição com a Apanha da Azeitona, uma atividade promovida no âmbito do projeto “ Sentir Vieira” que vai, uma vez mais, despertar os sentidos dos participantes. Trata-se de uma atividade cujo objetivo passa por valorizar a terra e a agricultura do Concelho mantendo vivas as tradições, os usos e os costumes de antigamente. A iniciativa pretende também dar a conhecer todo o processo de transformação do azeite que vai desde a apanha, à escolha e moagem da azeitona num lagar tradicional e termina na produção do azeite. Com a iniciativa, o Município pretende, ainda atrair para o Concelho visitantes e ser, acima de tudo, um momento de festa e convívio entre os participantes. Para mais informações e formalizar a inscrição, os interessados deverão contactar o Posto de Turismo de Vieira do Minho através do 253 649 240 ou postodeturismo@cm-vminho.pt.
Data
12 Dez '20
Local
Vieira do Minho
Horário
10h00 às 15h00
Preço
Gratuito