Universidade Sénior de Vieira iniciou atividade letiva após interregno devido à Covid – 19
Destaques
Universidade Sénior de Vieira iniciou atividade letiva após interregno devido à Covid – 19
Foi num clima de boa disposição que iniciaram as atividades letivas da Universidade Sénior de Vieira do Minho, após terem estado inativas devido à pandemia provocada pela Covid – 19. A cerimónia de boas vindas decorreu, ontem, dia 20 de Outubro, na Casa da Cultura e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso Barbosa, que aproveitou o momento para saudar todos os alunos e referir que deseja que a Universidade Sénior de Vieira do Minho continue a ser um local de aprendizagem, mas sobretudo de convívio e sociabilização. O autarca frisou também que “é uma grande alegria poder ter de volta os alunos, à Universidade Sénior, e poder retomar todas as atividades bem como ocupar os tempos livres dos séniores e promover a troca de experiências. A sessão de arranque deste novo ano letivo ficou ainda marcada pela apresentação das disciplinas para o próximo ano lectivo aos alunos que fazem parte deste projecto .
Universidade Sénior de Vieira iniciou atividade letiva após interregno devido à Covid – 19 prevImage
Universidade Sénior de Vieira iniciou atividade letiva após interregno devido à Covid – 19 nextImage
Feijão Amarelo à mesa das cantinas escolares de Vieira do Minho
Destaques
Feijão Amarelo à mesa das cantinas escolares de Vieira do Minho
No âmbito do processo de certificação do Feijão Amarelo levado a cabo pelo Município de Vieira do Minho, vão ser incluídos nas ementas escolares do 1º Ciclo do concelho pratos confecionados com este produto endógeno. Esta ação tem como objectivos valorizar este bem alimentar, dinamizar a produção local e manter vivas as tradições gastronómicas junto das novas gerações. É preocupação constante do Município de Vieira do Minho a promoção de estilos de vida saudáveis em ambiente escolar e proporcionar aos jovens uma alimentação variada e equilibrada, tendo por base produtos locais. O Feijão Amarelo é um ingrediente versátil e rico em sabor, com características únicas e elevado valor nutricional. Tem cerca de 10mm por 5mm, com pele amarela e interior creme e aveludado. A sementeira ocorre, preferencialmente, em maio e a colheita entre o final de agosto e a primeira quinzena de setembro, quando as vagens, já completamente cheias, estiverem com uma coloração matizada rosa e bege. Este produto, devido às suas características, é de fácil conservação e pode ser consumido ao longo de todo o ano. Em Vieira do Minho, é apreciado na confeção do prato tradicional “Couves com Feijão Amarelo”, arroz com feijão amarelo, sopa à lavrador, massa à lavrador, papas de farinha de milho, entre outros.
Feijão Amarelo à mesa das cantinas escolares de Vieira do Minho prevImage
Feijão Amarelo à mesa das cantinas escolares de Vieira do Minho nextImage
Estádio Municipal com novo relvado sintético
Destaques
Estádio Municipal com novo relvado sintético
O Município de Vieira do Minho concluiu as obras de requalificação do relvado sintético do Estádio Municipal . O Vieira Sport Clube regressa, este fim de semana, a casa para disputar a terceira jornada do campeonato com o Brito. O jogo é às 16h00, no Estádio Municipal. O Vieira Sport Clube regressa a casa com um relvado sintético novo.
Estádio Municipal com novo relvado sintético prevImage
Estádio Municipal com novo relvado sintético nextImage
Câmara Requalificou espaços verdes de Tabuaças
Destaques
Câmara Requalificou espaços verdes de Tabuaças
Os espaços verdes, e em especial os jardins são cada vez mais assumidos como elementos essenciais à qualidade de vida nos concelhos. Foi nesta linha de pensamento, que o Município de Vieira do Minho  procedeu recentemente à requalificação dos jardins públicos das Cerdeirinhas - Tabuaças de forma a tornar estes espaços mais atrativos e coloridos e dar uma imagem mais cuidada do concelho. Nos jardins foram plantadas quatro oliveiras, foram colocados rolos de relva natural e plantados amores perfeitos com o objectivo de tornar o espaço colorido e aprazível. Para além dos jardins, o Município procedeu, também à colocação de um painel informativo na rotunda das Cerdeirinhas, com o objectivo de dar a conhecer as atividades promovidas pela Câmara Municipal, bem como divulgar as  potencialidades do concelho a quem por ali passa.
Câmara Requalificou espaços verdes de Tabuaças prevImage
Câmara Requalificou espaços verdes de Tabuaças nextImage
Inauguração da Sede da Sociedade Filarmónica de Vieira do Minho
Destaques
Inauguração da Sede da Sociedade Filarmónica de Vieira do Minho
Foi recentemente inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, a sede da Banda Filarmónica de Vieira. A cerimónia que assinalou a abertura deste novo espaço foi presenciada, pelo presidente da Junta de Vieira do Minho, Humberto Cruzinha, e pelo presidente da Banda Filarmónica, José Maria da Silva Pereira. Os músicos, as suas famílias e outras entidades locais também marcaram presença no evento. Para além de assinalar a inauguração da nova casa, a cerimónia serviu também para que esta coletividade prestasse homenagem ao seu presidente José Maria da Silva Pereira, a quem carinhosamente apelidam de Zequinha. Pelo seu trabalho e dedicação à comunidade e vida associativa, José Maria da Silva Pereira, perdurará para sempre na história desta coletividade, pela sua singularidade, e pelo Homem grande que é. À sala principal da nova sede da Banda foi atribuído o seu nome.
Inauguração da Sede da Sociedade Filarmónica de Vieira do Minho prevImage
Inauguração da Sede da Sociedade Filarmónica de Vieira do Minho nextImage
Notícias
Eventos
Concerto do Centenário: Amália, uma História de Vida
01
/
04
Concerto do Centenário: Amália, uma História de Vida
Em 2021, continuam as Comemorações dos 100 Anos do Nascimento de Amália Rodrigues, a figura portuguesa feminina que, depois de Luísa Todi, mais projecção internacional teve enquanto cantora. Hoje todo o público português a conhece pela sua voz e a aclama de Rainha do Fado. Para assinalar esta data, a Vox Angelis preparou um Espectáculo Multimédia, levando ao público os principais Fados que imortalizaram a voz de Amália, bem como uma narração histórica onde iremos contar a História de Vida da Fadista, com projecção simultânea de cerca de 200 fotografias inéditas. Trata-se de um espectáculo belíssimo, de natureza histórico-musical, que inclui os mais famosos temas como " Com que voz ", " Que Estranha Forma de Vida ", " Gaivota ", " Cuidei que tinha morrido ", " Lágrima ", " Grito ", " Fado Amália ", alternando a parte cantada e de temas instrumentais de Armandinho e de Raul Nery com a própria narração e projecção.
Data
15 Nov '21
Local
Auditório Municipal de Vieira do Minho
Horário
21h30 às 23h59
Mercado de Outono
02
/
04
Mercado de Outono
Mercado de Outono
Data
12 - 14 Nov '21
Local
Praça Dr. Guilherme de Abreu
Horário
00h00 às 00h00
Preço
Gratuito
Apanha da Azeitona – em confirmação
03
/
04
Apanha da Azeitona – em confirmação
Vieira volta à tradição com a Apanha da Azeitona, uma atividade promovida no âmbito do projeto “ Sentir Vieira” que vai, uma vez mais, despertar os sentidos dos participantes. Trata-se de uma atividade cujo objetivo passa por valorizar a terra e a agricultura do Concelho mantendo vivas as tradições, os usos e os costumes de antigamente. A iniciativa pretende também dar a conhecer todo o processo de transformação do azeite que vai desde a apanha, à escolha e moagem da azeitona num lagar tradicional e termina na produção do azeite. Com a iniciativa, o Município pretende, ainda atrair para o Concelho visitantes e ser, acima de tudo, um momento de festa e convívio entre os participantes. Para mais informações e formalizar a inscrição, os interessados deverão contactar o Posto de Turismo de Vieira do Minho através do 253 649 240 ou postodeturismo@cm-vminho.pt.
Data
11 Dez '21
Local
Vilarchão
Horário
10h00 às 16h00
Preço
Gratuito
Exposição Árvores de Natal 2021
04
/
04
Exposição Árvores de Natal 2021
O Natal está quase a chegar e como habitualmente o Município de Vieira do Minho vai organizar mais uma exposição de árvores de Natal. Nesse sentido convida todas as famílias, todas as instituições, as escolas e empresas do concelho a construir uma árvore de Natal ou outro objecto com motivo natalício para embelezar os jardins da Praça Guilherme de Abreu. Pretende-se com esta iniciativa fomentar o espírito de união e partilha desta época e dar cor, alegria e magia ao Natal dos Vieirenses. O ano passado foram expostas 60 árvores de Natal construídas com as mais variadas cores, formas e materiais, uma verdadeira mostra de cor e engenho. Participe nesta iniciativa e entregue os seus trabalhos na Câmara Municipal até ao dia 11 de Dezembro.
Data
11 Dez '21 - 08 Jan '22
Local
Praça Dr. Guilherme de Abreu
Horário
00h00 às 00h00
Preço
Gratuita