XV Passeio Vespa Vieira do Minho Terra de Encantos
Destaques
XV Passeio Vespa Vieira do Minho Terra de Encantos
Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, Vieira do Minho vai ser palco do XV Passeio Terra de Encantos, uma iniciativa promovida pelo Vespa Clube de Guimarães. No primeiro dia, o passeio inicia pelas 9h00, em frente aos Paços do Município com a receção dos participantes. O passeio prossegue com com uma visita ao aproveitamento hidroelétrico de Frades. Pelas 13h00 realiza-se o almoço no Carvalhal do Esporão. Durante a tarde acontece a visita à Fabricobre e ao Teleski com atividades aquáticas e um lanche. Às 19h00 decorre o jantar com entrega das lembranças e distintivos. O segundo dia de passeio inicia pelas 9h00 com a concentração em frente aos Paços do Concelho, seguindo uma visita à Casa de Lamas. Pelas 11h30 tem lugar a inauguração da primeira floresta autoctone Vespa do Mundo, na Serra da Cabreira. De salientar que este passeio apoiado pelo Município de Vieira do Minho vai contar com a presença de inúmeros clubes de vespa do país .
XV Passeio Vespa Vieira do Minho Terra de Encantos prevImage
XV Passeio Vespa Vieira do Minho Terra de Encantos nextImage
Município apoia produtores de raças autóctones
Destaques
Município apoia produtores de raças autóctones
No âmbito do Programa de Apoio à Produção Pecuária aprovado, recentemente, pelo Município de Vieira do Minho, a Autarquia informa que já se encontra em vigor o pagamento aos produtores pecuários de raças autóctones. Os criadores do concelho já podem requerer, junto da Autarquia, o prémio por cada cria nascida em território concelhio. A medida aplica-se aos produtores das seguintes raças: bovinos de raça barrosã, minhota e cachena; equinos de raça garrana; ovinos de raça bordaleira e churra; caprinos de raça bravia; suínos de raça bísara e galináceos das raças pedrês portuguesa, preta lusitana, amarela e branca. Trata-se de uma medida de apoio à produção pecuária de raças autóctones, evitando assim a sua extinção, e que fomenta a sustentabilidade do meio ambiente e promove a preservação de um património identitário que também assume a vertente turístico-gastronómica. Com a atribuição deste apoio a Autarquia continua a sua aposta no desenvolvimento da agricultura do concelho, permitindo, desta forma, a continuidade e a expansão de uma das atividades económicas mais importantes do concelho.
Município apoia produtores de raças autóctones prevImage
Município apoia produtores de raças autóctones nextImage
Câmara Municipal realiza obras na freguesia de Tabuaças
Destaques
Câmara Municipal realiza obras na freguesia de Tabuaças
O Município de Vieira do Minho tem vindo a realizar um conjunto de obras nas freguesias do concelho com o objetivo de melhorar as acessibilidades e as condições de vida dos Vieirenses. Neste sentido, iniciou na passada semana a obra de pavimentação do caminho de ligação entre o lugar de Sanguinhedo, da freguesia de Vieira do Minho e o lugar de Pepim, da freguesia de Tabuaças. A obra foi adjudicada à empresa Cândido José Rodrigues Lda e cujo investimento ronda os 140 mil euros. A empreitada que prevê o alargamento da via e a pavimentação em betuminoso vem satisfazer os anseios de décadas dos habitantes de ambas as localidades, uma vez que permite acesso mais rápido e seguro à sede do concelho. Ainda, na freguesia de Tabuaças, o Município prepara-se para adjudicar a obra de pavimentação do Parque Industrial de Pepim, prevendo-se o início dos trabalhos para breve. Recentemente, a autarquia, através dos seus serviços, procedeu à pavimentação do acesso que liga a estrada municipal 595 ao lugar das Cerdeirinhas. A realização destes trabalhos é o resultado da estratégia do Executivo Municipal que, em colaboração com as Juntas de Freguesia, permitem a valorização do território, e, em simultâneo, oferecer condições de fixação da população.
Câmara Municipal realiza obras na freguesia de Tabuaças prevImage
Câmara Municipal realiza obras na freguesia de Tabuaças nextImage
Autarquia solicita reunião à EDP
Destaques
Autarquia solicita reunião à EDP
O Município de Vieira do Minho reconhece a importância da política energética para o país, ou não fossem os cerca de 100 quilómetros de linhas de transporte de energia que passam pelo concelho, e ainda uma subestação, um posto de corte e um repetidor. Para além destes números, Vieira do Minho tem, ao longo dos últimos anos, contribuído fortemente para a produção e distribuição de energia hidroelétrica por todo o país, através das suas quatro barragens. Tendo em conta este enquadramento, não restam dúvidas que as constantes e longas interrupções no fornecimento de energia elétrica provocam uma incompreensão generalizada nas populações afetadas. Nesta linha em particular, nos últimos dias temos assistido a constantes falhas no fornecimento de energia elétrica na zona Sul do concelho, em concreto, nas freguesias de Mosteiro, Guilhofrei, Rossas, Anjos, Anissó e Soutelo. O Município de Vieira de Vieira do Minho mal teve conhecimento destas anomalias interpelou de imediato o operador E-REDES, responsável pela distribuição da energia elétrica, no sentido de esta empresa cumprir as suas obrigações que permita encontrar uma solução que garanta o fim deste tipo de problema. O Município solicitou, com carácter de urgência, uma reunião aos responsáveis máximos da EDP, no sentido de encontrar uma solução para este problema.
Autarquia solicita reunião à EDP prevImage
Autarquia solicita reunião à EDP nextImage
Executivo Vieirense abdica de 5% do IRS dos Munícipes e mantém o IMI nos valores mínimos
Destaques
Executivo Vieirense abdica de 5% do IRS dos Munícipes e mantém o IMI nos valores mínimos
A Câmara Municipal de Vieira do Minho aprovou, hoje, dia 13 de setembro, em reunião de Câmara duas medidas de grande alcance social para os Vieirenses. Neste sentido, o executivo liderado por António Cardoso decidiu abdicar da totalidade da participação no IRS dos seus munícipes (5%) referente aos rendimentos a auferirem no ano de 2023, bem como manter a Taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis ( IMI), aplicável aos prédios urbanos sitos no Concelho de Vieira do Minho nos valores mínimos (0,3%). Para os agregados familiares com um, dois, três ou mais dependentes está taxa é reduzida em 20, 40 e 70 euros respetivamente. A decisão de manter as taxas de IMI nos valores mínimos e abdicar da totalidade da participação no IRS espelha a preocupação que o executivo Vieirense tem para com os munícipes do concelho neste difícil quadro de crise económica e financeira. Para António Cardoso, Presidente da Câmara Municipal, “é importante não agravar a carga fiscal sobre as famílias, pretendendo, desta forma, promover o desenvolvimento económico e a melhoria das condições de vida dos vieirenses”. Estas medidas vão à aprovação da Assembleia Municipal de Vieira do Minho, já no próximo dia 29 de setembro de 2023.
Executivo Vieirense abdica de 5% do IRS dos Munícipes e mantém o IMI nos valores mínimos prevImage
Executivo Vieirense abdica de 5% do IRS dos Munícipes e mantém o IMI nos valores mínimos nextImage
Notícias
26 de Set '23
“Sentir Vieira” despertou os sentidos com a Desfolhada Tradicional
Este domingo, Vieira do Minho voltou a despertar os sentidos às centenas de visitantes com a desfolhada tradicional promovida no âmbito do projeto Sentir Vieira. Tratou-se de um verdadeiro postal ilustrado onde as gentes da terra promoveram uma viagem ao passado e recriaram uma eira comunitária à moda antiga em plena praça do Município. Um certame que trouxe um mar de gente à praça central do Município e que serviu para reforçar a identidade cultural dos vieirenses. Perante a enchente de pessoas que se dirigiram à sede do concelho para assistir à Desfolhada, o presidente do Município mostrou-se bastante satisfeito salientando a importância da atividade na preservação dos usos e costumes da cultura popular associada à ruralidade do concelho. Segundo, António Cardoso, a Desfolhada Tradicional “é uma atividade do agrado dos vieirenses porque recria a faina agrícola dos tempos de outrora, mas também, porque é um momento de festa e alegria, onde a vertente social, o trabalho e o festim estão de mãos dadas”. Para além da faina agrícola, o evento contou também com muita animação, da qual destacamos a atuação do Rancho Folclórico do Mosteiro e do Grupo Musical Até Que Enfim. E, porque nem só de trabalho e animação vive o homem, a iniciativa foi marcada pela oferta de com porco no espeto para retemperar as forças de todos quantos participaram nesta desfolhada.
Ler notícia +
Eventos
Feira da Ladra 2023
01
/
04
Feira da Ladra 2023
As centenárias Festas Concelhias, conhecidas por Feira da Ladra, são o maior cartaz cultural da região. Elas enchem as ruas locais sempre no primeiro fim-de-semana de outubro. Diz-se que a sua denominação remonta aos tempos em que os habitantes das aldeias se deslocavam a pé até à feira, com recurso a um pau em forma de forquilha que aproveitavam para, ao longo do trajeto, ir “roubando” as uvas das latadas. Esse pau foi depressa batizado de “ladra”, o que depois deu origem ao nome da feira. Com uma longa tradição, são milhares os visitantes que procuram participar no seu vasto programa de atividades onde não faltam, entre muitas manifestações, os espectáculos musicais e de pirotecnia, folclore, diversões, provas equestres, exposições e concursos pecuários, vendedores ambulantes, comes e bebes, sem esquecer a tradicional Feira de Produtos Locais. A Feira da Ladra é uma festa de todos e para todos, porque nela cabem todas as faixas etárias e sociais do concelho onde se exibem as mais puras tradições populares, os usos e costumes do concelho, a dinâmica do mundo rural, as manifestações ancestrais e o pulsar de um povo que encontra nas suas raízes expressões de saberes e sabores. É, ainda uma excelente oportunidade de negócio e de transação de bens e produtos predominantemente regionais, quer para agricultores, criadores de gado, artesãos, operários, comerciantes e industriais. A Feira da Ladra é também momento de diversão, convívio, entretenimento e, sobretudo, um excelente veículo de promoção regional, fator de chamamento e atratividade de forasteiros e turistas ao concelho de Vieira do Minho. De 6 a 9 de outubro, a sede do concelho veste o fato de gala para exibir um cartaz de grande significado popular, cultural, social e de convívio e recreio para a população de Vieira e concelhos limítrofe.  
Data
05 - 09 Out '23
Local
Vila de Vieira do Minho
Horário
00h00 às 00h00
Preço
Gratuito
Mercado de Outono
02
/
04
Mercado de Outono
Chegou o Outono🍂 e com ele os produtos tão próprios da época. A castanha, os cogumelos, os frutos secos, a marmelada, a couve, o feijão, a azeitona e claro a gastronomia da época, couves com feijões, a feijoada e o cozido. Pode encontrar todas estas iguarias no 🍁 Mercado de Outono 🍁 em Vieira do Minho nos próximos dias 18 e 19 de Novembro. Venha celebrar uma das mais belas estações do ano em #vieiradominho
Data
18 - 19 Nov '23
Local
Praça Dr. Guilherme de Abreu
Horário
10h00 às 23h00
Preço
Gratuito
Apanha da Azeitona
03
/
04
Apanha da Azeitona
Vieira volta à tradição com a Apanha da Azeitona, uma atividade promovida no âmbito do projeto “ Sentir Vieira” que vai, uma vez mais, despertar os sentidos dos participantes. Trata-se de uma atividade cujo objetivo passa por valorizar a terra e a agricultura do Concelho mantendo vivas as tradições, os usos e os costumes de antigamente. A iniciativa pretende também dar a conhecer todo o processo de transformação do azeite que vai desde a apanha, à escolha e moagem da azeitona num lagar tradicional e termina na produção do azeite. Com a iniciativa, o Município pretende, ainda atrair para o Concelho visitantes e ser, acima de tudo, um momento de festa e convívio entre os participantes. Para mais informações e formalizar a inscrição, os interessados deverão contactar o Posto de Turismo de Vieira do Minho através do 253 649 240 ou postodeturismo@cm-vminho.pt.
Data
09 Dez '23
Local
Vieira do Minho
Horário
10h00 às 21h00
Preço
Gratuito
Exposição Árvores de Natal 2023
04
/
04
Exposição Árvores de Natal 2023
O Natal está quase a chegar e como habitualmente o Município de Vieira do Minho vai organizar mais uma exposição de árvores de Natal. Nesse sentido convida todas as famílias, todas as instituições, as escolas e empresas do concelho a construir uma árvore de Natal ou outro objecto com motivo natalício para embelezar os jardins da Praça Guilherme de Abreu. Pretende-se com esta iniciativa fomentar o espírito de união e partilha desta época e dar cor, alegria e magia ao Natal dos Vieirenses. O ano passado foram expostas 60 árvores de Natal construídas com as mais variadas cores, formas e materiais, uma verdadeira mostra de cor e engenho. Participe nesta iniciativa e entregue os seus trabalhos na Câmara Municipal até ao dia 11 de Dezembro.
Data
11 Dez '23
Local
Praça Dr. Guilherme de Abreu
Horário
09h00 às 23h00
Preço
Gratuito