A apresentação do programa aconteceu quinta-feira, 08 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal e contou com a presença do presidente da Câmara de Vieira do Minho, António Cardoso, e ainda do Tenente Coronel Manuel Pinto da Costa, presidente da Assembleia Municipal.
Exposições, palestras, homenagens aos combatentes, concertos, desafios literários, publicações de livros são as principais iniciativas em agenda para assinalar os 50 anos da revolução e que vão envolver a população, as escolas, as associações e as instituições concelhias.
PROGRAMA
09 de fevereiro
Desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo
Exposição de material militar incluindo uma viatura blindada militar, semelhante a chaimite, icónica do 25 de Abril e ainda a viatura de divulgação do voluntariado para as Forças Armadas.
Presença do Capitão de abril, Coronel João Paulo Amado Vareta, do Coronel de Cavalaria José Pedro Rebola Mataloto, do Comandante do RC nº 6, com a colaboração do Regimento de Cavalaria nº 6
11 E 16 de Março
Conversas de abril
20 de abril
Apresentação da Comissão de Honra para as Celebrações de que farão parte todos os Presidentes de Câmara e de Assembleia Municipal, desde o 25 de abril de 1974 e dos Capitães de Abril que foram convidados de honra para as celebrações da Revolução dos Cravos, em anos transatos
Casa da Cultura
21 de abril
Projeção do filme, “Capitães de Abril”
Auditório Municipal
Dia 24 de Abril
21h30 – Vieira Canta abril
22h30 – Sessão de fogo de artifício
Dia 25 de Abril
09h30 Içar das Bandeiras, com guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho
09h45 Homenagem aos Combatentes das guerras e pela Liberdade,
com deposição de coroa de flores junto ao monumento
09h55 Descerramento das placas de homenagem aos Combatentes, de Vieira do Minho, das guerras do Ultramar e aos tombados em combate e em campanha.
10h15 Sessão Solene
Intervenções
- Presidente da Assembleia Municipal (Apresentação de cumprimentos e intervenção)
- Líder do Grupo Municipal do PS
- Líder do Grupo Municipal do PSD
- Jornalista convidado- Joaquim Furtado
- Capitão de Abril, a confirmar
- Presidente da Câmara Municipal
11h30 Visita à Casa de Lamas e às exposições
15h00 Concerto revolucionário, com as duas Bandas Filarmónicas do Concelho
10 de junho
Celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
25 de novembro
Conversas de abril
OUTRAS PROPOSTAS
- Desafio literário a lançar às crianças e jovens do concelho para elaboração dum texto, até duas páginas, subordinado ao tema: Os meus sonhos de Abril/25 de Abril, onde os participantes podem espraiar a sua imaginação e/ou anseios, para o Portugal do seu futuro, como adultos.
- Desafio literário a lançar aos adultos / séniores, em especial, da Universidade Sénior, Centros de Convívio e Lazer e Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, para elaboração dum texto de, até duas páginas, subordinado ao tema: As minhas memórias do antes e pós 25 de Abril de 1974, devendo este, ser um registo histórico de vivências, cumprimento de sonhos e frustrações, por desvios indesejados da Revolução.
- Concurso de pintura destinado aos alunos do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo (AEVA), sob o tema “50 anos da Revolução, 50 postais”. De todas as pinturas, serão escolhidas, as 50 melhores, por um júri composto por professores da área e artistas pintores, a convidar pela Câmara Municipal de Vieira do Minho para o efeito.
- Lançar o desafio aos professores e educadoras da Escola Básica Domingos Abreu, para a criação dum teatro infantil, encenando o 25 de Abril, num registo de criança, a apresentar no auditório ou outro local nobre.
- Publicação do livro, de que é co-autor e relator o Tenente-General Franco Charais e os outros Conselheiros da Revolução. Livro com prefácio do General Ramalhe Eanes:
“A Revolução dos Cravos e a Criação da 2ª República Portuguesa”, (consideram os autores que de 1926 a 1974, não houve república, houve ditadura) publicação em parceria com a Editora âncora.
- Publicação do livro “Antologia de Sonhos, Memórias e Pinturas do 25 de Abril”, de Jovens e menos Jovens Vieirenses.
- Passeio aos locais icónicos da Revolução, a iniciar em Santarém, na antiga Escola Prática de Cavalaria, acompanhado por um elemento da Associação Salgueiro Maia, sob proposta nossa e agendamento oportuno.
- Palestra para alunos do AEVA sobre o 25 de Abril, por Capitães de Abril da Associação Salgueiro Maia, sob coordenação de datas entre direção da Escola e Associação Salgueiro Maia.
Fazer uma Sessão da Assembleia Municipal, só com jovens, deixando a ordem de trabalho, à sua imaginação e interesses. A coordenar com a direção do AEVA e Associação de Estudantes.