No dia 30 de abril, encerraram das celebrações do Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, o Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo e a Câmara Municipal uniram-se para promover esta iniciativa que culminou com a realização de um Laço Humano Azul gigante. Embora inicialmente planeado para a Praça Guilherme de Abreu, o evento teve lugar na Escola Básica Domingos de Abreu, devido às condições atmosféricas desfavoráveis.
Este laço humano foi formado pelas crianças do pré-escolar e ensino básico da Escola Básica Domingos de Abreu, juntamente com os seus professores, educadores, auxiliares e membros da Comissão de Crianças e Jovens de Vieira do Minho, incluindo o Presidente da Câmara Municipal, António Cardoso.
A iniciativa visou sensibilizar toda a comunidade para a prevenção dos maus-tratos na infância, destacando a importância dos laços familiares no desenvolvimento saudável das crianças. O laço humano azul representa a solidariedade e compromisso coletivo em proteger os direitos e bem-estar das crianças, reforçando a mensagem de que cada criança merece ser amada, protegida e respeitada.
Esta ação não simboliza, apenas, a unidade da comunidade em torno desta causa vital, mas também serve como um lembrete de que a prevenção dos maus-tratos na infância é uma responsabilidade de todos. Juntos, podemos criar um ambiente seguro e acolhedor para todas as crianças, onde possam crescer e prosperar livremente, sem medo ou violência.