No dia 8 de junho, a Câmara Municipal de Vieira do Minho vai organizar uma caminhada com o intuito de promover o trajeto que irá integrar o Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal.
Trata-se de uma caminhada linear com cerca de 16 km, com ponto de encontro às 8h45, no Posto de Turismo de Vieira do Minho, e chegada prevista para as 18h.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória até 5 de junho e limitada a 38 participantes. Inclui transporte em autocarro, reforço na parte da manhã, bem como visitas ao património e animação cultural ao longo do trajeto.
Os caminhantes poderão descobrir um trilho rico e diversificado, pois apresenta ao longo do seu traçado vários pontos de interesse cultural, patrimonial e natural, tais como, várias capelas e alminhas, a Igreja Paroquial de Guilhofrei, caminhos rurais, vestígios da antiga calçada medieval e cursos de água.
O Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal tem por base o registo da peregrinação que Leon de Rosmithal, Barão de Blatna, iniciou, a 26 de novembro de 1465, até ao túmulo do apóstolo Santiago Maior, em Santiago de Compostela, com passagem por Portugal. Este caminho de 230 km atravessa 12 Municípios, que são, além do Município de Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Alijó, Braga, Cabeceiras de Basto, Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Ribeira de Pena, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Murça e Vila Pouca de Aguiar.
Para efetuar a inscrição ou obter mais informações, os interessados deverão consultar o link seguinte https://bit.ly/3K4J4Vt