No âmbito das comemorações da Semana da Floresta, a Câmara Municipal de Vieira do Minho promoveu, ontem uma sessão de esclarecimento sobre temáticas diretamente relacionadas com a floresta, a sua promoção e valorização.
A sessão iniciou pela manhã com a cerimónia de abertura seguida da intervenção de Cristina Morais, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre espécies invasoras no território.
A professora universitária falou sobre algumas das espécies invasores existentes no concelho, nomeadamente, as mais proeminentes, a mimosa e a austrália, tendo apresentado também algumas técnicas e conselhos para a sua eliminação.
Referiu que as invasoras são espécies não indígenas que foram transportadas do seu local de origem para outro local, sendo que nesse novo local apresentam um comportamento diferente, sobrepondo-se às outras espécies nativas, levando a um desequilíbrio no funcionamento do sistema ecológico.
Na parte da tarde, foi a vez da GNR - Comando Territorial de Braga, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente , esclarecer os presentes sobre questões relacionadas com gestão de combustíveis junto às habitações.
Os agentes da autoridade informaram os presentes sobre vários assuntos relacionados com as regras de limpeza da vegetação nos terrenos florestais junto aos edifícios e aos aglomerados populacionais e responsabilidades legais dos proprietários dos terrenos.
Também o uso correto do fogo para eliminação de sobrantes agrícolas e florestais (queimas de amontoados e queimadas), bem como a época permitida foram outros temas abordados.
Após este esclarecimento, os técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas procederam, ainda, à elucidação sobre a temática da gestão de fogos rurais no território.
O presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, marcou presença na iniciativa, e destacou a importância de realização deste tipo de ações no concelho, cujo objetivo passa por alertar a população e comunidade para a prevenção e preservação do bem tão precioso que é a floresta, em particular a Serra da Cabreira.
De referir, ainda que a iniciativa foi promovida pelo Município de Vieira do Minho e realizada em colaboração com a Associação para Ordenamento da Serra da Cabreira e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.