Início • Associação de Criadores de Equinos de Raça Garrana
A Associação de Criadores de Equinos de Raça Garrana (ACERG) foi fundada em 1990, como secção da Cooperativa Agrícola dos Agricultores de Vieira do Minho, por um grupo de técnicos e criadores de equinos de raça garrana preocupados com a quase extinção desta raça não reconhecida oficialmente na altura.
No ano de 1993 é aprovado o Regulamento do Registo Zootécnico dos Equinos da Raça Garrana pelo Serviço Nacional Coudélico (SNC), assim como, a respetiva Direcção Técnica, proposta pelo SNC e aprovada pelo então Instituto de Estruturas Agrárias e Desenvolvimento Rural (IEADR), que titulava os Livros Genealógicos. O trabalho de identificação dos animais iniciou-se no ano de 1994, no mês de Janeiro na Serra da Cabreira, Rossas, Guilhofrei e Tabuaças onde foram identificados 105 animais, com características exigidas pelo Padrão da Raça. Em 11 de Outubro 1995, é constituída a ACERG, com sede em Vieira do Minho.
A ACERG tem como objectivos principais: apoiar os associados na sua actividade de criadores de equinos de raça garrana; preservação, melhoramento e demonstração das capacidades dos equinos de raça garrana; manter o Registo Zootécnico/Livro Genealógico com o apoio da Fundação Alter-Realo Nacional Coudélico; promover os Concurso de modelo e Andamentos e todas as demais provas, necessárias para o desenvolvimento e reconhecimento da raça. Tem promovido os Concursos de Modelo e Andamentos da raça, assim como é promotora da atrelagem do norte da atrelagem do norte do país, sendo os primeiros Derby’s realizados pela ACERG.
Composição:
:: Presidente - João Paulo Carneiro Ribeiro
:: Secretário - Cândido Jesus Carneiro Silva
:: Tesoureiro - Fernando José Ramalho Pereira
Caracterização:
:: Fundada a 11 de Outubro de 1995
:: Composta por 597 sócios