A Câmara Municipal de Vieira do Minho vai dar início, no próximo dia 11 de maio, segunda-feira, às obras de Requalificação Urbanística da Rua Padre José Carlos Alves Vieira, uma intervenção integrada no programa Norte2030 e que pretende melhorar significativamente a mobilidade, a segurança e a qualidade urbana daquela zona da vila.
A empreitada, com um prazo de execução de 80 dias, contempla um conjunto de intervenções estruturantes, nomeadamente a elevação da faixa de rodagem para o nível dos passeios, a pavimentação em paralelo com o objetivo de atenuar a velocidade automóvel, a reformulação dos passeios e ainda a criação de uma pérgola destinada a proporcionar maior conforto e usufruto do espaço público.
Esta operação surge no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Norte2030, enquadrada na tipologia “Refuncionalização de equipamentos coletivos e qualificação de espaços públicos”, e visa essencialmente a reorganização das vias de circulação pedonal e rodoviária, bem como o reforço das condições de recreio e lazer no centro urbano de Vieira do Minho.
A intervenção resulta da identificação de vários constrangimentos existentes naquela artéria, entre os quais o estado de degradação dos pavimentos, tanto rodoviários como pedonais, a insuficiência e má organização dos estacionamentos, a presença constante de automóveis em zonas pedonais e a reduzida segurança para peões e condutores, sobretudo devido à prática frequente de velocidades excessivas.
Além da melhoria das condições de circulação, o projeto prevê também o reforço da componente paisagística e ambiental, através da criação e valorização de corredores verdes, da introdução de mais elementos arbóreos e arbustivos e da instalação de mobiliário urbano que incentive a permanência e utilização daquele espaço público pela população.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Filipe de Oliveira, “esta é uma intervenção muito importante para o centro urbano de Vieira do Minho, não só pela melhoria da imagem da vila, mas sobretudo pela criação de melhores condições de segurança e mobilidade para peões e automobilistas”. O autarca destaca ainda que “o objetivo passa por devolver mais qualidade ao espaço público, tornando-o mais funcional, mais acessível e mais convidativo para quem vive, trabalha ou visita esta zona”.
O edil sublinha também que “a requalificação permitirá criar uma ligação mais harmoniosa entre os vários espaços públicos e equipamentos municipais já existentes, reforçando simultaneamente a atratividade do comércio local e a valorização urbana da vila”.
Para garantir uma maior segurança e organização do espaço, serão ainda instalados elementos dissuasores que permitirão separar fisicamente as zonas pedonais das áreas destinadas ao trânsito e estacionamento automóvel.
Durante o período de execução da obra, o trânsito estará condicionado naquela via, funcionando de forma alternada com recurso a semáforos, pelo que o Município apela à compreensão e colaboração de todos os automobilistas e moradores pelos eventuais constrangimentos causados pelos trabalhos.