O Município de Vieira do Minho tem em curso o processo de plantação das novas árvores e arbustos em meio urbano, no âmbito de uma candidatura de apoio à transição climática que financiou a (re)arborização de espaços verdes e a criação de ilhas-sombra.
Os trabalhos estão a incidir no abate de exemplares arbóreos mal-adaptados, com raízes superfícies que provocam elevações e danos nos passeios, no corte de ramos e aplicação de podas formativas, seletivas e sanitárias.
No âmbito deste projeto, no Parque dos Moinhos foram eliminadas oito árvores, e até este momento já foram plantadas mais de duas dezenas.
Com a implementação desta candidatura, o Município pretende, por um lado, valorizar e proteger os espaços de fruição pública, face aos riscos a que a população está sujeita, potenciados pelas alterações climáticas e, por outro lado, aumentar a biodiversidade dos espaços verdes, reforçando a rearborização do espaço com novas espécies e tornando-o mais estético e paisagístico.