Este domingo, Vieira do Minho voltou a despertar os sentidos às centenas de visitantes com a desfolhada tradicional promovida no âmbito do projeto Sentir Vieira. Tratou-se de um verdadeiro postal ilustrado onde as gentes da terra promoveram uma viagem ao passado e recriaram uma eira comunitária à moda antiga em plena praça do Município.
Um certame que trouxe um mar de gente à praça central do Município e que serviu para reforçar a identidade cultural dos vieirenses. Perante a enchente de pessoas que se dirigiram à sede do concelho para assistir à Desfolhada, o presidente do Município mostrou-se bastante satisfeito salientando a importância da atividade na preservação dos usos e costumes da cultura popular associada à ruralidade do concelho.
Segundo, António Cardoso, a Desfolhada Tradicional “é uma atividade do agrado dos vieirenses porque recria a faina agrícola dos tempos de outrora, mas também, porque é um momento de festa e alegria, onde a vertente social, o trabalho e o festim estão de mãos dadas”.
Para além da faina agrícola, o evento contou também com muita animação, da qual destacamos a atuação do Rancho Folclórico do Mosteiro e do Grupo Musical Até Que Enfim. E, porque nem só de trabalho e animação vive o homem, a iniciativa foi marcada pela oferta de com porco no espeto para retemperar as forças de todos quantos participaram nesta desfolhada.