A Comissão Municipal da Proteção Civil (CMPC) reuniu, esta terça-feira, dia 14 de janeiro, em Vieira do Minho tendo como principal ponto de trabalho, o balanço das ocorrências verificadas em consequência das Depressões Daniel e Elsa que atingiram no território Municipal no passado mês de Dezembro. António Cardoso, presidente do Município, dirigiu um agradecimento especial aos Presidentes de Junta pelo seu empenho no apoio às ocorrências verificadas.
Durante esta reunião foram ainda abordados outros assuntos de interesse para o concelho, com destaque para a proposta de inclusão do representante das Juntas de Freguesia na CMPC.
Ainda no que diz respeito a esta temática, os autarcas presentes foram elucidados sobre as responsabilidades legais das Juntas de Freguesia no âmbito da proteção civil municipal.
Neste encontro de trabalho, foi ainda definida a necessidade de ações de sensibilização, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios.
De referir que nesta reunião também foi votada a proposta de negociação de parceria entre o Município, Juntas de freguesia, Infraestruturas de Portugal e EDP, no sentido de uma resolução rápida e eficaz das ocorrências nas estradas nacionais e rede de transporte de energia.
Para além do presidente do Município e técnicos da proteção civil municipal participaram nesta reunião representantes das seguintes entidades: Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários, Segurança Social, Centro de Saúde e EDP.
À reunião da Comissão Municipal de Proteção seguiu-se a reunião mensal com os presidentes de Junta de Freguesia do concelho.