Homenagem aos Combatentes em Ruivães e Campos
Na passada terça-feira teve lugar nas freguesias de Campos e de Ruivães a Homenagem aos Combatentes das Guerras de África.
As cerimónias iniciaram em Campos com uma missa de ação de graças pelo regresso dos 54 combatentes que cumpriram serviço nas terras africanas durante a guerra do ultramar. No final, foi inaugurado o monumento e memorial onde consta o nome destes 54 valorosos Homens, seguindo-se a entrega de lembranças aos combatentes ou seus familiares e os discursos do Presidente da União de Freguesias de Ruivães e Campos, Manuel Pereira, do Presidente do Núcleo de Braga, da Liga dos Combatentes, Coronel António Estudante e da Presidente do Município de Vieira do Minho, Elsa Ribeiro.
Posteriormente, em Ruivães tiveram lugar as mesmas cerimónias, sendo que nesta freguesia partiram para a guerra 143 combatentes tendo falecido 3 em terras africanas.
Durante as suas intervenções a Presidente do Município afirmou a “importância e necessidade de homenagear os combatentes, cidadãos Vieirenses que se viram privados dos melhores anos das suas vidas, deixando para trás a sua Família, a sua Terra e os seus sonhos. Sendo que os que regressaram vivos carregaram com eles traumas que os afetaram toda uma vida, assim como às suas Famílias”.
A Presidente do Município deu os parabéns à Junta da União de Freguesias de Ruivães e Campos por, em colaboração com o Município ter homenageado os seus Combatentes e suas Famílias. Assim como, agradeceu todo o empenho e dedicação do Tenente Coronel Manuel Pinto da Costa nas homenagens efetuadas em Ruivães e em Campos.
A sua última palavra foi para os combatentes e suas famílias, que apelidou de Heróis, merecendo o reconhecimento do Município e a perpetuação da sua lembrança nas gerações mais novas.